Palestrantes Internacionais – 54º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
EnglishPortugueseSpanish

Palestrantes Internacionais

Convidados Internacionais ABORL-CCF

Joint Meeting

Luso Brasileiro

  • João Elói Moura
Abdülkadir Göksel

Ele é certificado pelo Conselho Europeu de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Facial. Ele é membro internacional da Academia Americana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Facial, Academia Europeia de Cirurgia Plástica Facial e Fundação Turca de Cirurgia Plástica Facial.

Dr.Göksel foi um orador convidado internacional em muitos congressos internacionais que foram realizados em todo o mundo.

Em 2001 fundou o Rino Istanbul Rhinoplasty Centre em Istambul.

Brian Wong

Dr. Wong é professor, diretor  do departamnto d Cirurgia Plástica Facial, Vice presidente do Departamento de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, na Universidade da Califórnia – Irvine

O Dr. Wong está na UC Irvine desde 1990 e progrediu nas fileiras acadêmicas de estagiário, residente, companheiro, instrutor clínico, até o atual cargo de Professor, Vice-Presidente e Diretor de Fellowship em Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Catherine K. Hart

Dr. Hart é membro do corpo docente da Divisão de Otorrinolaringologia Pediátrica do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati. Ela tem treinamento especializado no manejo da estenose das vias aéreas pediátricas por meio de sua bolsa no Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, sob a orientação do Dr. Robin Cotton.

Claire Hopkins

A Profa. Claire Hopkins BMBCH, FRCS (ORLHNS) realizou seu treinamento médico na Universidade de Oxford e recebeu um diploma de primeira classe em fisiologia e distinções em medicina em 1993; ela realizou treinamento especializado em otorrinolaringologia em Londres. Ela completou sua bolsa em Rinologia Avançada na Guy’s and St Thomas’, onde foi nomeada como consultora do NHS. Ela é Cirurgiã Otorrinolaringológica Consultora e Professora de Rinologia no King’s College, em Londres.

Ela é presidente da British Rhinological Society e do Conselho da European Rhinologic Society e da Seção de Rinologia da Royal Society of Medicine.

David Zee

Dr. Zee começou sua carreira científica na Universidade Johns Hopkins em 1965 como estudante de medicina, completou sua residência em neurologia e é membro da família Johns Hopkins há 55 anos. Ele é professor titular desde 1985 e agora é o professor Paul e Betty Cinquegrana. Ele tem um interesse especial em visão e movimentos oculares, função cerebelar e distúrbios vestibulares.

Dr. Dirk Beutner

Professor e Presidente do Departamento de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade de Goettingen, Alemanha. Ele foi educado em Goettingen, Alemanha e recebeu treinamento médico na Universidade de Dresden e na Universidade de Colônia.

Durante seu tempo em Goettingen, ele investigou a sinapse aferente das células ciliadas internas da cóclea usando a técnica de patch clamp. Hoje, como chefe do laboratório de ouvido médio Göttingen, seu grupo se concentrou na fisiologia do ouvido médio e na reconstrução do ouvido médio usando implantes passivos e ativos do ouvido médio.

Elina Kari

Elina Kari, é uma cirurgiã de cabeça e pescoço certificada pelo conselho e neurotologista, especialista que trata distúrbios neurológicos do ouvido. A experiência do Dr. Kari inclui o tratamento de problemas de ouvido e audição em adultos e crianças, e condições como infecções de ouvido, tímpanos perfurados (perfurações da membrana timpânica), colesteatoma, otosclerose, lesões laterais da base do crânio e neuroma acústico.

Konstantina “Tina” Stankovic

Ela é Professora da Fundação Bertarelli e Presidente do Departamento de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Ela é uma cirurgiã de ouvido e base de crânio treinada em Harvard e neurocientista auditiva treinada pelo Massachusetts Institute of Technology. Seu foco clínico é em otologia e otoneurologia

Prepageran Narayanan

Alcançou destaque internacional tanto em Endoscópica Seio e Base de Crânio, Base Posterolateral do Crânio, Otologia e Cirurgia de Implantes Cocleares.

Recentemente foi nomado como Presidente do 9º Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica da Base do Crânio, Cérebro e Coluna 2024 e Presidente da Ásia Simpósio Pasific sobre Implantes Cocleares e Ciências Relacionadas 2025.

Dr. Raj Dedhia

Dr. Raj Dedhia é atualmente Professor Associado e Diretor da Clínica de Cirurgia do Sono e Alternativas de CPAP na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, PA, EUA. Ele é certificado em medicina do sono e otorrinolaringologia. Ele tem um histórico único, tendo completado uma bolsa credenciada em medicina e cirurgia do sono na Universidade de Washington, residência em otorrinolaringologia/cirurgia de cabeça e pescoço no Centro Médico da Universidade de Pittsburgh e mestrado em pesquisa clínica pela Universidade de Pittsburgh.

Richard Davis

Dr. Richard Davis dirige o Centro de Restauração Facial em Pembroke Pines, Flórida, onde se especializa exclusivamente em rinoplastia de revisão primária e complexa. Antes de ingressar na prática privada, o Dr. Davis atuou como Chefe de Cirurgia Plástica Facial na Universidade de Miami – Escola de Medicina Miller de 1993 a 2007.

Rick Friedman

Ele é Professor de Otorrinolaringologia e Neurocirurgia na Universidade da Califórnia, San Diego. Ele é um neurotologista de renome mundial e especialista em neuroma acústico e distúrbios da base lateral do crânio. Ele tratou mais de 1.800 pacientes com a doença.

Robert Briggs

Robert Briggs é otorrinolaringologista com prática clínica e pesquisa especializada em otologia e otoneurologia. Suas nomeações atuais são Professor Clínico nos Departamentos de Cirurgia e Otorrinolaringologia da Universidade de Melbourne e Diretor Médico da Clínica de Implante Coclear no Royal Victorian Eye and Ear Hospital.

Santiago Hernandez

Membro da Associação Colombiana de Otorrinolaringologia (ACORL)

Membro da Sociedade Colombiana de Otologia Neuro Otologia (ACON)

Mestrado em Bioética – Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia

Professor de Otologia – Neuro Otologia. Pontificia Universidad Javeriana, especialidade em Otorrinolaringologia

Dr. Thomas L. Carroll

Dr. Thomas L. Carroll é cirurgião do Brigham and Women’s Hospital (BWH) especializado em laringologia. Ele é Professor Associado de Otorrinolaringologia na Harvard Medical School. Desde 2014, ele atua como Chefe do Departamento de Laringologia e é Diretor do Programa de Voz BWH, que fornece diagnósticos e terapias inovadoras para pacientes com distúrbios de voz, deglutição e vias aéreas

Zara Patel

É Diretor de Cirurgia Endoscópica da Base do Crânio e Professor Associado de Otorrinolaringologia e, por cortesia, de Neurocirurgia em Stanford.

Dr. Patel é especialista em cirurgia endoscópica avançada de seios nasais e base do crânio. Ela trata pacientes com uma ampla variedade de queixas rinológicas, incluindo infecção ou inflamação sinusal crônica, doença sinusal que falhou na terapia médica, doença sinusal que falhou na terapia cirúrgica anterior, vazamentos de líquido cefalorraquidiano, tumores benignos e malignos dos seios e da base do crânio, bem como como distúrbios olfativos.

Dana L. Crosby

Ele é Presidente do Departamento de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Southern Illinois University School of Medicine em Springfield, IL, EUA. Ela também atua como Diretora do Programa de Residência, Diretora de Rinologia e Cirurgia Endoscópica da Base do Crânio e Diretora de Alergia Otorrinolaringológica. Seus interesses clínicos incluem rinologia inflamatória, tumores nasossinusais, cirurgia endoscópica da base do crânio, cirurgia endoscópica da órbita e a relação da alergia com doenças dos seios paranasais

J. Pieter Noordzij

Ele ingressou na Escola de Medicina da Universidade de Boston em julho de 2006 e atualmente ocupa o posto acadêmico de Professor de Otorrinolaringologia. Ele é o vice-presidente de Assuntos Clínicos do Departamento de Otorrinolaringologia do Boston Medical Center

Jacqueline Alvarado

Ela é Secretaria Geral da Sociedade Panamericana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Vice-presidente do XXXVII Congreso Panamericano de Otorrinolaringologia. Orlando 2022

Atuante no Conselho Regional para a América Latina da Academia Americana de Otorrinolaringologia. (Consultor Regional para América Latina AAO-HNS)

Ex – Presidente da Sociedade Venezolana de Otorrinolaringología

James Denneny

James C. Denneny III, é o vice-presidente executivo/CEO da Academia Americana de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço e sua Fundação (AAO-HNS/F), uma das associações médicas mais antigas dos Estados Unidos. A Academia representa cerca de 13.000 otorrinolaringologistas – cirurgiões de cabeça e pescoço que tratam do ouvido, nariz, garganta e estruturas relacionadas da cabeça e pescoço.

Ele é ex-presidente da AAO-HNS/F, com 17 anos de serviço nos Conselhos de Administração e 22 anos no Conselho de Governadores, incluindo um mandato como presidente.

Joseph Han

Professor do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Eastern Virginia Medical School.
Chefe da Divisão de Rinologia e Seios Endoscópicos e Cirurgia de Base de Crânio. 
Chefe da Divisão de Alergia. 
Ex-Diretor da Divisão de Rinologia e Cirurgia Endoscópica da University of Virginia School of Medicine. 
Ex-Presidente Imediato da American Rhinologic Society. 
Foi presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia da Virgínia, Presidente da Tidewater Otolaryngology & Ophthalmology Society, Presidente da Sociedade Coreana-Americana de Otorrinolaringologia e Presidente do Rhinology and Paranasal Sinus Committee da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 
Presidente Rhinitis, Rhinosinusitis, and Ocular Allergy Committee for the American Academy of Allergy, Asthma, and Immunology.
Dr. Han faz parte do Conselho Editorial do Fórum Internacional de Alergia e Rinologia. Atualmente é examinador do American Board of Otolaryngology & Head and Neck Surgery. 
Possui mais de 134 publicações científicas, mais de 267 apresentações científicas nacionais e internacionais e mais de 179 palestras ministradas.
Dr. Han recebeu inúmeros prêmios, incluindo Best Doctors of America e Top Doctors pela US News & Report.

Karl Hörmann

Presidente da Academia Europeia de Medicina do Sono, Ex-Chefe e Presidente ORLHNS, Hospital Universitário de Mannheim, Alemanha. Ex-presidente Conselho Consultivo Internacional Academia Americana de ORL, União Europeia de Especialistas Médicos, Sociedade Alemã ORL, Academia Alemã ORL, Academia Europeia ORL etc.

Marilene B. Wang

 

Ela é professora do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UCLA David Geffen School of Medicine, onde é co-diretora do programa Rinologia e Base do Crânio. Ela tem um laboratório de pesquisa de câncer ativo, estudando regulação do ciclo celular e supressão de curcumina de câncer de cabeça e pescoço, que recebeu NIH e outros financiamentos extramuros. Ela é autora de mais de 200 artigos científicos revisados ​​por pares, 16 capítulos de livros, 1 livro e apresentou mais de 300 resumos ou palestras em reuniões nacionais e internacionais

Mark Zafereo

Ele é Professor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Anderson Cancer Centro Médico em Houston, Texas. Ele é Chefe da Seção de Cirurgia Endócrina de Cabeça e Pescoço e Diretor Médico Associado do Centro de Cabeça e Pescoço do Anderson Cancer Centro Médico. Dr. Zafereo tem nomeações de comitês nacionais para a Sociedade Americana de Cabeça e Pescoço, Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Associação Americana de Tireoide, Grupo Internacional de Oncologia  Tireoide e no Colégio Americano de Cirurgiões.

Merry E. Sebelik

Ela é professora do Departamento de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Emory University, atuando na Divisão de Oncologia Cirúrgica de Cabeça e Pescoço do Winship Cancer Institute, um centro abrangente de câncer designado pelo NCI.

Michael Hoffer

Professor de Otorrinolaringologia e Cirurgia Neurológica da Universidade de Miami, que veio para Miami depois de uma carreira na Marinha dos EUA. A principal área de ênfase do Dr. Hoffer inclui o estudo do ouvido interno e danos cerebrais causados por insultos traumáticos. Ele tem uma prática clínica ativa com ênfase em implantes cocleares adultos e pediátricos, bem como indivíduos com distúrbios do equilíbrio. Seu laboratório de ciências básicas realiza estudos rapidamente traduzíveis que envolvem ciência básica e clínica. O trabalho atual do Dr. Hoffer envolve estudar os mecanismos de novos produtos farmacêuticos como contramedidas para lesões cerebrais traumáticas leves e como agentes protetores para estabilizar o comprometimento cognitivo em populações em risco de demência.

Murugappan (Murray) Ramanathan

Diretor do Departamento de Otorrinolaringologia-Cirurgia de Cabeça e Pescoço-Região Nacional, na Universidade de Johns Hopkins e Professor Associado na Escola de Medicina Johns Hopkins

Pablo Stolovitzky

Dr. Pablo Stolovitzky é Professor Assistente Adjunto da Emory University e líder da Academia Americana de Otorrinolaringologia-HNS, onde atuou no Conselho de Administração como Coordenador de Assuntos Internacionais. Ele é o Presidente do Congresso Pan-Americano de Otorrinolaringologia de 2022 e atua como Vice-Presidente da Associação Pan-Americana de ORL-HNS.

Sarah Wise

Professora de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Emory University em Atlanta, Geórgia. 
Diretora do Programa de Residência em Otorrinolaringologia da Emory, Diretora de Fellowship em Rinologia e Diretora de Alergia Otorrinolaringológica.
Dra. Wise concluiu a faculdade de medicina no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio, residência na Emory University e bolsa de Rinologia na Medical University of South Carolina. 
Atuou no Conselho de Administração da Sociedade Americana de Rinologia e da Academia Americana de Alergia Otorrinolaringológica. Ela se tornará presidente da American Rhinologic Society em setembro de 2022, atuando como a primeira mulher presidente da Sociedade. Seus interesses clínicos incluem rinologia inflamatória, alergia otorrinolaringológica, relação entre alergia e rinossinusite crônica e fístula liquórica. 
Dra. Wise dá palestras nacional e internacionalmente. Sua publicação mais notável é o International Consensus Statement on Allergy and Rhinology: Allergic Rhinitis, onde atuou como primeira autora/editora principal.

Wojtek Mydlarz

Ele é um cirurgião oncológico de cabeça e pescoço com especialização em cirurgia robótica e endoscópica minimamente invasiva, cirurgia da base do crânio e cirurgia endócrina. Ele completou uma bolsa em oncologia cirúrgica de cabeça e pescoço e cirurgia da base do crânio no MD Anderson Cancer Center. Ele é o diretor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Região do Capitólio Nacional e Professor Assistente de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Oncologia e Neurocirurgia na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins

Dr. Neil Sperling

Diretor Médico de Saúde e Tecnologias Auditivas, Departamento de Otorrinolaringologia, Lenox Hill Hospital, Nova York;
Professor Associado, Departamento de Otorrinolaringologia, Donald e Barbara Zucker School of Medicine em Hofstra.

Dra. Carla Moura

Médica Especialista em Otorrinolaringologia e em Genética Médica

Diretora de Serviço de ORL do Centro Hospitalar Universitário de São João

Médica do Serviço de Genética do Centro Hospitalar Universitário de São João

Professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Maria Clara Pinheiro Capucho

Professora Convidada da Medical School, Universidade Nova de Lisboa

Fundadora e Coordenadora 1ª Unidade de Voz,Portugal, Lisboa,2006

Doutorada em Especialização em OTORRINOLARINGOLOGIA na Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Médicas, Portugal, especialização em Cirurgia e morfologia humana Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Médicas,

Tese- Avaliação Multidimensional em Voz Profissional, 2018 

Membro COMISSÃO DE LARINGOLOGIA E VOZ

Eugénia Castro

Médica Otorrinolaringologista

Assistente Hospitalar Graduada do Serviço de Otorrinolaringologia do CHVNGaia/Espinho E.P.E.

Membro da Direcção do Colégio da Especialidade de Otorrinolaringologia 

Presidente da Comissão de Laringologia e Voz da SPORL-CCP

Coordenadora da Unidade de voz do Hospital Cuf Porto

Coordenadora da Consulta de Voz do Serviço de Otorrinolaringologia do CHVNGaia/Espinho E.P.E.

Dra. Helena Silveira

Assistente Graduada de Otorrinolaringologia do Hospital Sao Joao no Porto

Areas de diferenciação:  Rinoplastia e Oncologia da Cabeça ePescoço

Responsável pela Area  de Oncologia e de Rinoplastia  do Serviço ORL do Hospital Sao Joao 

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de ORL 

Membro da Direção da Sociedade Europeia de Rinoplastia

Presença assidua como palestrante em congressos Internacionais na area de Rinoplastia e na Area de Oncologia Cabeça e Pescoço 

Dr. Herédio de Sousa

Diretor de Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar Universitario de
Lisboa Central

Assistente Graduado Senior de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar

Universitario de Lisboa Central

Coordenador de Centro de Referenda de lmplante Coclear do Centro

Hospitalar Universitario de Lisboa Central

João Pimentel

Grau de especialista em otorrinolaringologia (2015)

Médico otorrinolaringologista do Hospital de Egas Moniz – Lisboa (2015-2021)

Médico otorrinolaringologista do Hospital da Luz – Lisboa | Oeiras (desde 2015)

Rinologista do Instituto Português da Face – Lisboa (desde 2018)

Fellow da European Board of Otorhinolaryngology and Head and Neck Surgery (2014)

Presidente da Comissão de Rinologia e Cirurgia da Base do Crânio da Sociedade Portuguesa de ORL-CCP (desde 2022)

Coordenador de Cursos de Cirurgia Endoscópica Nasossinusal e da Base do Crânio (Nova Medical School e Hospital da Luz)

Vice-presidente do Junior Board da European Rhinologic Society (2016-2018)

Representante de Portugal no Advisory Board da European Rhinologic Society (desde 2021)

João Subtil

Otorrinolaringologista no Hospital Cuf Descobertas, Lisboa, Portugal

Co-responsável da Consulta de Grupo de Hipofise e Base de Cranio

Co-responsável da Consulta de Grupo de Órbita

Fellow da European Board of Otorhinolaryngology

Editor Chefe da Revista Portuguesa de Otorronolaringologia

Editor de 6 livros na area de Otorrinolaringologia, e autor de mais de 100 artigos e publicacoes.

Jorge Spratley

Professor Regente de Otorrinolaringologia, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Chefe de Serviço de Otorrinolaringologia, Centro Hospitalar Universitário de S. João

Presidente da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (2019-2022)

Presidente da Sociedade Europeia de Otorrinolaringologia Pediátrica (2016-2018)

José Carlos Neves

Certificado m Cirurgia Plástica Facial pela EBCFPRS, IBCFPRS (London, Uk), certificado m Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço na Universidade de Coimbra, Portugal, presidnte eleito na Academia Européia de Cirurgia Plástica Facial – EAFPS

José Ezequiel Pereira Barros

Assistente Hospitalar Graduado Sénior desde Outubro de 2005, director do Serviço de ORL Hospital São José desde Julho 2006, director do Serviço de ORL CHLC – EPE desde Julho de 2014, médico cofundador do Serviço de ORL do Hospital Privado da Luz em Lisboa desde 2007 em exercício de funções, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Lisboa Central, que engloba os polos do Hospital de São José e do Hospital de Dona Estefânia, até 31 de Dezembro de 2021.

José Marques dos Santos

Coordenador Serviço ORL do Hospital CUF em Viseu.

Leonel Luis

O Professor Leonel Luís é o Diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria  Centro Hospitalar Lisboa Norte e Professor Associado Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É ainda coordenador da Urgência Metropolitana de Lisboa. A sua atividade clínica e de investigação centra-se especialmente na Otologia e Otoneurologia. 

Luís Dias

Diretor do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial do Hospital de Braga.

Dra. Luisa Monteiro

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1981 e Mestre em Audiologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 2004;

Completou a residência em Otorrinolaringologia nos Hospitais Civis de Lisboa onde se tornou Consultora Sénior de Otorrinolaringologia;

Dirigiu o serviço de ORL Pediátrica do hospital pediátrico Dona Estefânia em Lisboa, onde implementou o programa de Implante Coclear. De 2009 a 2013 foi Diretora Clínica Adjunta do mesmo hospital;

Atualmente é chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital dos Lusíadas, Lisboa;

Fundou o GRISI, o grupo diretor para a implementação do Rastreio Auditivo Neonatal (TAN) em Portugal, atualmente afiliado ao The World Hearing Forum (OMS);

Coordena a comissão de ORL Pediátrica da Associação Portuguesa de ORL. (SPORL);

Autora de 2 livros: Pediatric ENT (2016) e Audiology (2018), e várias cartilhas sobre ORL Pediátrica.

Rui Xavier

É membro da Academia Europeia de Cirurgia Plástica Facial e da Sociedade Asiática de Cirurgia Plástica Facial. É Delegado Nacional em Portugal da Academia Europeia de Cirurgia Plástica Facial e Presidente da Comissão de Cirurgia Plástica Facial da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia.

Dr. Vitor Oliveira​

Mestrado Integrado em Medicina pela NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas (NMS – FCM) (2009)
Internato Complementar de Otorrinolaringologia no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital Egas Moniz – Dept. de Otorrinolaringologia (2011 – 2016).
Observership de Cirurgia Endoscópica Nasal da Base Crânio Anterior no UPMC – University of Pittsburgh, Pennsylvania – USA (2015).

Monitor Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa – New Medical School (2011 – 2016).

Monitor Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2017 – presente).

Especialista em Otorrinolaringologia, Cirurgia Cérvico-Facial (2016).
Assistente Hospitalar Otorrinolaringologia, Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria (2017 – presente).

Coordenador na área de Cirurgia Endoscópica de Base do Crânio Anterior e Lateral no Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria  (2017 – presente).