Palestrantes Internacionais

Adam M. Klein (EUA)

Sala Laringologia

Professor de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta, na Geórgia. Chefe de Divisão de Laringologia do Departamento de Otorrinolaringologia-HNS. Diretor da Emory Voice Center. Diretor do Programa de Fellowship em Laringologia da Emory Voice Center. Corpo Docente Adjunto e Mentor de Projeto Clínico – Programa de Mestrado em Inovação e Desenvolvimento Biomédico do Instituto de Tecnologia da Geórgia.

Daniel R. Gold (EUA)

Sala Otoneurologia

Professor Associado de Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Neurocirurgia, Medicina de Emergência e Medicina na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Neurologista com bolsa de estudos em neuro-oftalmologia e treinamento adicional em distúrbios neuro-vestibulares. Diretor da Ocular Motor & Vestibular Oto-Neurology Fellowship.

Dario A. Yacovino (Argentina)

Sala Otoneurologia

Pós-doutorado em Clínica Fellowship em Neuro-otologia, Fisioterapia / Ciências do Movimento Humano na Escola de Medicina da Universidade Northwestern, Chicago, EUA (2003-2004). Professor de Neurologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires. Subchefe do Departamento de Neurologia do Hospital Dr. Cesar Milstein, em Buenos Aires, e Diretor da Clínica de Tonturas e Distúrbios da Memória em Buenos Aires.

Dennis Poe (EUA)

Sala Otologia

Professor de Otorrinolaringologia na Harvard Medical School e membro do corpo docente em tempo integral do Departamento de Otorrinolaringologia e Melhoria das Comunicações do Hospital Infantil de Boston, onde é titular da cadeira Sarah Fuller em Neurotologia. Frequentou a escola de medicina na State University of NY Upstate, residência na Universidade de Chicago e doutorado em fisiopatologia da disfunção da tuba auditiva em Tampere, Finlândia.

Ian Curthoys (Austrália)

Sala Otoneurologia

Professor Emérito da Função Vestibular. Faculdade de Ciências da Universidade de Sydney. NSW. Austrália. Formação: 1968 PhD – Monash University. Prêmio Fulbright 1968-71 na UCLA, Los Angeles; Bárány Society: Robert Barany Jubilee Gold Medal 2012 e Prosper Menière Society; Medalha de ouro 2016. Em 4 de outubro de 2020, publicou 296 artigos avaliados em periódicos internacionais, com 11.611 citações, com uma média de 39 citações por artigo.

J. Pieter Noordzij (EUA)

Sala Laringologia

Ingressou na Escola de Medicina da Universidade de Boston em julho de 2006 e atualmente ocupa o cargo de Professor de Otorrinolaringologia. Vice-presidente de Assuntos Clínicos do Departamento de Otorrinolaringologia do Boston Medical Center. Suas áreas de interesse e especialização incluem distúrbios da voz e da deglutição, bem como distúrbios da tireoide e da paratireoide.

Joseph Han (EUA)

Sala Rinologia

Professor do Departamento de Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço Cirurgia na Eastern Virginia Medical School. Ele é o Chefe da Divisão de Rinologia e Seios Endoscópicos e Base do Crânio Cirurgia. Ele também é o Chefe da Divisão de Alergia. Anteriormente, o Dr. Han era o Diretor da Divisão de Rinologia e Cirurgia Endoscópica do Seio da Universidade de Virginia School of Medicine.

Leonel Luís (Portugal)

Sala Otoneurologia

Diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar Universitário Norte (CHULN) e Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. No CHULN coordena o Centro de Referência de Implantes Cocleares como cirurgião principal e a Consulta de Otoneurologia. Coordena ainda a urgência de Otorrinolaringologia da área metropolitana de Lisboa.

Mark Zafereo (EUA)

Sala Cabeça e Pescoço

Professor Associado do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Divisão de Cirurgia da MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas. Chefe da Seção, Cirurgia Endócrina de Cabeça e Pescoço, MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas. Nomeação de professor adjunto na Baylor College of Medicine, Houston.

Merry E. Sebelik (EUA)

Sala Cabeça e Pescoço

Professora do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Emory University, em Atlanta, Geórgia, EUA. Dra. Sebelik tem dedicado sua prática clínica ao cuidado cirúrgico de pacientes com tumores da tireóide e da paratireóide. Ela atua como mentora do corpo docente no Programa Global Health Resident Scholar da Emory University e leciona tireóide e outras habilidades cirúrgicas.

Oliver F. Adunka (Áustria)

Sala Otologia

Professor associado de William H. Saunders MD e vice-presidente de operações clínicas no Departamento de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Estadual de Ohio. Diretor da Divisão de Otologia, Neurotologia e Cirurgia da Base Craniana do departamento. Diretor de Otologia Pediátrica e do Programa de Audição do Nationwide Children’s Hospital.

Patricio B. Munzon (Argentina)

Sala ORL Pediátrica

Otorrinolaringologista Pediátrico da Universidade de Buenos Aires. Chefe da Seção de Endoscopia Respiratória da Divisão de Otorrinolaringologia “Hospital Gral. De Niños Dr. Pedro de Elizalde”, em Buenos Aires, Argentina, desde 2000 até hoje. Médico endoscopista da Fundação Hospitalar Coordenador do EVAPE “Equipe Aeronáutica Pediátrica” ​​em Buenos Aires, Argentina.

Rick A. Friedman (EUA)

Sala Trabalhos

Docente da University of Southern California, Audição e Comunicações Programa de Pós-Graduação em Neurociências, em Los Angeles. Vice-chefe de divisão da UCSD OHNS. Chefe da Divisão de Otologia / Neurotologia da USC, de Setembro de 2013 até o presente. Diretor do USC Acoustic Neuroma Center, de Setembro de 2013 até o presente. 

Wojciech Mydlarz (EUA)

Sala Cabeça e Pescoço

Cirurgião oncológico de cabeça e pescoço com formação acadêmica, com interesses especiais em cirurgia robótica e laparoscópica minimamente invasiva, cirurgia da base do crânio e cirurgia endócrina. Diretor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Região do Capitólio Nacional e Professor Assistente de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Oncologia e Neurocirurgia na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

Vincent Darrouzet (França)

Sala Otoneurologia

Especialidade em Otologista e Otoneurocirurgião. Professor Titular de Otorrinolaringologia do HNS, desde 2000. Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Base do Crânio. Gerente Médico do Hospital de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário de Bordeaux e membro da Academia Nacional Francesa de Cirurgia.

Vitaly Zholtikov (Rússia)

Sala Plástica

Cirurgião plástico. Professor Associado do Departamento de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da St.Petersburg State Pediatric Medical University. Membro da Sociedade Russa de Cirurgiões Plásticos, Reconstrutivos e Estéticos (SPRAS). Secretário Nacional da Sociedade Internacional de Cirurgiões Plásticos Estéticos (ISAPS) na Rússia. Membro Internacional da American Society of Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS). Membro da Sociedade de Rinoplastia da Europa.

Michael Hoffer (EUA)

Sala Otologia e Joint Meeting

Professor titular de Otorrinolaringologia e Cirurgia Neurológica e membro do corpo docente de neurociências. Dr. Hoffer se formou na Universidade de Stanford e fez um doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego. Formado em Otorrinolaringologia e Neurotologia, atua no conselho editorial de várias revistas e é membro de várias sociedades acadêmicas.

Mans Magnusson (Suécia)

Sala Otoneurologia

O sueco Måns Magnusson é médico otorrinolaringologista, professor na Lund University e secretário do Board e chair do “Teaching course Comitee” da Bárány Society.

José Mattos (EUA)

Sala Joint Meeting

Professor Assistente de Otorrinolaringologia-Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade de Virginia, em Charlottesville. Dr. Mattos completou seu treinamento de residência em otorrinolaringologia na Universidade de Pittsburgh Centro Médico, onde descobriu a paixão pela cirurgia endoscópica dos seios da face e da base do crânio.

Marilene Wang (EUA)

Sala Joint Meeting

Professora do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola de Medicina David Geffen da UCLA, em Los Angeles, Califórnia, EUA, onde é codiretora do programa de Rinologia e Base do Crânio.

Karl Hörmann (Alemanha)

Sala Joint Meeting

O Prof. Dr. Karl Hörmann fez residência, bolsa de estudos em Cirurgia Plástica e tornou-se consultor do Hospital Universitário de Hamburgo, Alemanha. Foi presidente responsável do Hospital Universitário de Lübeck, Alemanha, Diretor do Departamento de ORLHNS Kaiserslautern, Alemanha.

Maria Suurna (EUA)

Sala Joint Meeting

Diretora de Cirurgia do Sono e Professora Associada do Departamento de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Weill Cornell Medicine. Possui formação em Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço e subespecialidade em Medicina do Sono.

Sanford Archer (EUA)

Sala Joint Meeting

Professor titular de Cirurgia e Pediatria. Departamento de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço Centro Médico Chandler da Universidade de Kentucky (UKMC). Presidente do Comitê de Rinologia e Seios Paranasais da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Jacqueline Alvarado (Venezuela)

Sala Joint Meeting

Secretária-Geral da Sociedade Panamericana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Conselheira Regional para a América Latina da Academia Americana de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Otorrinolaringologista Pediatra.

Ryan Belcher (EUA)

Sala Joint Meeting

Otorrino pediátrica – cirurgião de cabeça e pescoço no Vanderbilt Children’s Hospital em Nashville, TN. Líder operacional de pesquisa da equipe de fissuras e craniofaciais. Diretor do Programa Pediátrico de Tiróide e Massas de Cabeça e Pescoço na Vanderbilt Children’s.

Alvaro Pacheco (Chile)

Sala ORL Ped

Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Luis Calvo Mackenna de Santiago-Chile. Diretor da Equipe Aerodigestiva do Hospital Dr. Luis Calvo Mackenna. Equipe de otorrinolaringologista da Clínica Indisa.

Rodolfo Lugo (México)

Sala Medicina do Sono

Presidente. Sociedade Ibero-americana de Cirurgia do Sono SIBECS.Membro da International Sleep Surgery Society ISSS. Diretor e professor. Fellowship Universitário em Distúrbios Respiratórios do Sono e Rinologia Aplicada. Universidade do Monterrey UdeM.

Mark S Courey (EUA)

Sala Laringologia

Professor de Otorrinolaringologia-Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Chefe da Divisão de Laringologia e Vice-Presidente de Qualidade do Departamento de Otorrinolaringologia-Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Sistema de Saúde Mount Sinai.